Como Surgiram as Artes Marciais Tradicionais?
Esta é uma pergunta muito importante para se entender a diferença entre uma ARTE Marcial para uma prática de luta militar. Etimologicamente a palavra “marcial” faz uma alusão à Marte o deus romano da guerra. Em chines 武術 WuShu que pode ser literalmente traduzido como Arte da Guerra. Portanto Arte Marcial, WuShu em chines, é a arte da guerra.
Porém devemos nos perguntar: Que “Guerra” é esta a qual estamos nos referindo?
Na China antiga as artes marciais surgiram através das práticas de combate voltadas para a guerra em uma união harmônica com conceitos filosóficos tradicionais, destacando principalmente o taoismo, o confucionismo e mais tarde o budismo chan.
Que “Guerra” é esta?
Junto a esta pergunta devemos observar que a palavra “Arte” está acompanhada de algo aparentemente tão destrutivo como a guerra. Porém a guerra tem uma contraparte interna transformadora dentro de nós que precisamos resgatar.
Esta guerra interior consiste em um trabalho de autoconhecimento e transformação profunda de nosso ser. Conhecer a nós mesmo não é fácil, pois deparamos com os nossos defeitos, dificuldades, amarguras, traumas e para uma transformação real deparamos com uma grande luta interna.
Acreditamos que a Filosofia Real é algo que nos leva a prática do autoconhecimento e à ação da auto transformação íntima, individual e particular. E esta Filosofia Real traz a tona o melhor de nosso Real Ser Interior, buscando as Virtudes e eliminando os defeitos de nossa psicologia.
WuShen do chinês 武 (wǔ) guerra e 神 (shén) “o Divino que há em nós” nos mostra que a guerra é um fator interno de resgate de nosso Real Ser…