Brasil bate recorde de feminicídios em 2022, com uma mulher morta a cada 6 horas. Número de vítimas cresceu 5% em 2022, com relação a 2021. Foram 1,4 mil mulheres mortas apenas pelo fato de serem mulheres, uma a cada 6 horas, em média.

No Brasil uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas e tiveram mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos abrangem atos de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. No primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pela mulheres em nossa atual sociedade decidimos criar um programa de treinamento para atender as demandas das necessidades as quais estávamos recebendo no ano de 2016, após um acontecimento que tomou escala nacional na televisão, em que uma vítima de estupro coletivo no Rio conta que acordou dopada e nua, uma jovem de 16 anos que foi violentada por, pelo menos 30 homens.

Em nossa escola toda a prática de luta do kungfu é totalmente voltado para a prática tradicional, ou seja é focado na Defesa Pessoal. Conheça o Kung Fu para Mulheres de nossa Escola Wushen (clique aqui!).

Como Funciona a Metodologia

Alguns fatores definem uma prática eficiente de Defesa Pessoal e infelizmente muitos destes requisitos não são considerados por muitas escolas. Muitas questões devem ser consideradas quando falamos de Defesa Pessoal e o mais importante é afirmar que aprender a se defender é todo um processo construtivo que demanda tempo, paciência e dedicação. Porém alguns outros fatores deverão ser levados em consideração, que levarão a uma melhor qualidade e eficiência.

Funcionalidade

Para uma eficiente aplicação dos golpes, antes de tudo é necessário que as técnicas estejam simples, de fácil execução, de fácil aprendizado e realmente funcionarem de forma efetiva sem teatros, complicações e movimentos difíceis e acrobáticos.

Alguns tipos de técnicas são mais difíceis de serem executadas e dominadas como chaves, aprisionamentos, estrangulamentos e torções, que necessitam de bom domínio da técnica e muito mais tempo de treinamento, do que outros tipos de golpes que são muito mais eficiente, contundentes, mais rápidos na execução e levam muito menos tempo para serem aprendidos e dominados.

Objetividade

Além da simplicidade os golpes em pontos mais frágeis ou sensíveis possuem muito maior eficiência para a defesa pessoal. Portanto quanto mais rápido de terminar um combate e com menos golpes o quanto for possível melhor.

Em nosso corpo existem vários pontos de pressão que ensinamos em nossa escola para este aprendizado, além de existir uma ordem de importância de aplicação no que diz respeito a eficiência na aplicação dos golpes.

Fortalecimento

Além das técnicas claras e objetivas, de fácil execução é necessário condicionar fisicamente o corpo para que se tenha força e firmeza necessária para diversos tipos de golpes executados…

um soco por exemplo necessita de firmeza no punho e condicionamento para não se dobrar a munheca, além de saber qual parte da mão bater e de um certo calejamento para não se machucar. Por isso é importante se conhecer em suas capacidades e limitações para saber escolher quais os golpes devem ser usados.

Condicionamento

Treinar repetidas vezes as técnicas é extremamente importante para se condicionar a mente para a execução das técnicas necessárias em momentos de estresse gerados pelos conflitos. Quanto mais se treinar mais condicionado estará seu sistema simpático para reagir da forma mais adequada no momento de necessidade.

além disso as repetições buscam desenvolver a velocidade e precisão em pontos mais sensíveis, dos golpes aprendidos.

Projeto Alma de Guerreira – Defesa Pessoal Feminina em Belo Horizonte MG

O Projeto Alma de Guerreira é uma atividade voltada para o ensinamento da Defesa Pessoal Feminina que surgiu no ano de 2016 em nossa Escola Wushen e já atendeu mais de 600 mulheres em oficinas presenciais na cidade de Belo Horizonte, MG.

As Oficinas acontecem presenciando te forma periódica e de acordo com a necessidade e programação da escola. Também já contamos com turmas fixas semanais presenciais. E em breve lançaremos cursos de capacitação e formação Online.

Entrevista para o SBT 2019

Fomos convidados para falar de nosso Projeto Social Alma de Guerreira de Defesa Pessoal Feminina em Belo Horizonte, no programa Onde Mora a Felicidade, feito pela apresentadora Daniela Savassi.

Turma 1 – 2016

No dia 25 de junho de 2016 iniciamos as Oficinas com a primeira turma de participantes.

Turma 2 – 2016

No dia 2 de julho de 2016 iniciamos mais uma turma com uma Oficinas no período da manhã.

Turma 3 – 2016

Mais uma turma no período da tarde.

Turma 4 – 2016

Dia 9 de julho iniciamos mais uma turma.

Turma 5 – 2016

Turma do período da tarde.

Turma 6 – 2016

Fizemos mais uma turma e uma oficina especial no Parque Mangabeiras no dia 16 de julho entre 15h e às 17h.

Turmas de 2016 no novo Espaço da Escola

Turma 2016 UFMG FACE

Documentário Alma de Guerreira pela Frame à Femme 2016

Equipe do documentário.

Oficina em Empresas 2017

Oficina na Concessionária Mila Volks 2017

Novas Turmas em 2018 e Aulas Fixas Semanais

Oficina no Estadual Central 2018

Evento Lute como uma Garota 2018

Oficina na Gorilla Shield 2019

Oficina no World Wellness Weekend 2019

Oficina na Empresa Rede 2023

UFMG FAFICH 2023