Artigo criado em 09/22/2017
A Arte e a Cultura Chinesa em Minas Gerais
Evento realizado pelo professor Felipe Mourão. Foto: esq.: instrutor Isaac Vinícius; cabeça do leão: professor Guilherme Gontijo; calda do leão: instrutor Thiago
A Dança do Leão
Apresentação no Aniversário da Associação Internacional de Arte Marcial e Cultura Chinesa de Belo Horizonte MG em 2007
Trilhando o caminho da arte e da cultura chinesa, em 2007 os professores Felipe Mourão C. Rocha e Guilherme Gontijo Ferreira se juntaram para aprimorarem seus estudos na cultura tradicional chinesa e promoverem presentações artísticas.
Tal conhecimento cultural foi introduzido no estado de Minas Gerais no ano de 1988, pelo professor Edecir Lopes Martins, fundador da Associação Internacional de Arte Marcial e Cultura Chinesa. Hoje a instituição se transformou no Instituto Bei Shaolin de Cultura Chinesa e está presente em varias cidades mineiras com sede em Lagoa Santa, MG.
A dupla realizou diversas apresentações públicas e em eventos até o ano de 2010 em Belo Horizonte, região e no interior como na cidade de Divinópolis no Evento Shaolin de 2008.
Poliesportivo de Divinópolis 2008
O Dragão Cavalga as Nuvens
Para continuar a aprimoraram o conhecimento das artes culturais chineses buscou o conhecimento da Dança do Dragão Chines com o professor Jorge Jefremovas da Escola Senda de Curitiba PR em um curso ministrado em Belo Horizonte no ano de 2008 com a finalidade de executar uma apresentação para Coca Cola na cidade de Vitória no estado do Espirito Santo.
A apresentação temática foi inspirada pelas Olimpíadas de Pequim em 2008, na qual a Coca Cola era patrocinadora oficial.
Foto do curso de dança do dragão no coreto da praça da Liberdade em 2008. (prof. Felipe de amarelo)
prof. Felipe a direita atrás
prof. Felipe a esquerda em baixo
Aprimorando os Conhecimentos em São Paulo
O jovem Chan Kowk Wai realizando a dança do leão chines (direita inferior segurando a cabeça do leão)
No ano de 2010 o professor Felipe mudou-se para SP para aprimorar seu conhecimento com Chan Kowk Wai um grande mestre das artes chinesa. O jovem Chan mudou de Hong Kong para o Brasil em 1960.
O mestre Chan Kowk Wai é um exime artista marcial reconhecido internacionalmente e é um grande retentor de conhecimentos artísticos da milenar cultura chinesa. Ele tem formado durante décadas praticantes de apresentações culturais tradicionais, dança folclórica do leão e do dragão, juntamente com música.
O professor Felipe pode compor a equipe de apresentação da Academia Sino-Brasileira do sr. Chan Kowk Wai durante seu período de estadia em São Paulo.
Algumas Apresentações em São Paulo
Aniversário da Academia Sinobrasileira SP 2013
Festa 80 anos Chan Kowk Wai
Apresentação na Pró-Vida SP
Festival Internacional Shaolin do Norte 2013 (com a presença do prof. Guilherme na parte de trás do leão)
A Dança dos Dois Dragões
Ainda quando morando em São Paulo SP teve a oportunidade de participar de cursos de Dança de Dragão em com o professor Tomaz Chan Hon Kit, filho do mestre Chan Kowk Wai (Diretor Técnico Geral da Confederação Brasileira). Trazendo desta forma conhecimentos de outra escola de dança do dragão provenientes da International Wushu Federation de Beijing, China.
Curso de dança dragão 2013 em São Paulo SP (prof. Felipe quarto da fila)
O Retorno para Belo Horizonte
Apresentação Cultural no Festival Andando de Bem com a Vida em 2015 na praça Liberdade. (prof. Guilherme de azul)
O retorno do prof. Felipe para Belo Horizonte em 2014 marcou a retomada da parceira com o prof. Guilherme nos projetos artísticos culturais.
Foi criado um grupo de apresentação que integrava as artes culturais chinesas como as dança folclóricas, a música e o teatro para apresentações de rua.
Surgiu uma grande parceria com o evento Festival Andando de Bem com a Vida, promovido pelo professor Ulisses Martins que rendeu apresentações culturais nos ano de 2014, 2015 e 2016.
prof. Felipe a esquerda de preto; prof. Guilherme na cabeça de
leão; prof. Pedro Henrique de vermelho.
Teatro Chinês de Rua
Apresentação de Teatro Chines e Dança do Leão na Praça da Savassi em 2016
O Teatro Chines de rua em junção com a Dança do Leão Chines tem proporcionado apresentações gratuitas eventuais em locais da cidade de Belo Horizonte e na cidade de Mariana.
Teatro de rua
As Origens Teatrais
Peça teatral infantil: A Minhoca Dançarina de Eliane Mourão. (Felipe no centro no chão)
Felipe Mourão Carneiro Rocha, filho do artista plastico (desenho, pintura e escultura) Luiz Carlos Frank e de Eliane Rocha Mourão, atris e escritora de livros e peças infantis iniciou no teatro ainda quando criança.