Eventos marcantes em nossa história, cultura e arte Sino Brasileira no Brasil e em especial em Minas Gerais.
A Arte Sino Brasileira é a mescla das artes tradicionais folclóricas Chinesas e Brasileiras aplicadas na Arte Contemporânea, que envolve práticas multidisciplinares como o teatro de rua, as danças folclóricas e tradicionais, instrumentos e músicas folclóricas tradicionais, atividades circenses do circo de rua e o teatro de máscaras e de bonecos.
Dentro da Arte Cultural Sino Brasileira foi criado um sincretismo das Manifestações Culturais Folclóricas Brasileiras como o Bumba Meu Boi, o Congado e o Reinado, em contrapartida com as Manifestações Culturais Folclóricas Chinesas como a Dança do Leão e Dança do Dragão, que assim como o Bumba Meu Boi é uma dança com fantasias de bonecos representando animais e seus simbolismos. Também a Ópera Chinesa e o Teatro de Rua Chinês que são uma mescla de teatro de máscaras, música, práticas circenses e marciais demonstrativas.
Chega ao Brasil o “Cabeça de Leão”
No ano de 1960 chega ao Brasil um grande mestre da Cultura Chinesa e das Artes Marciais Tradicionais, o jovem Chan Kowk Wai, conhecido com o “Cabeça de Leão”, se estabelecendo em São Paulo. O jovem Chan fundou a Academia Sino-Brasileira na cidade de São Paulo, se tornando um grande expoente da cultura chinesa no Brasil, formando vários professores até a de sua passagem no ano de 2022.
Fez parte do Centro Social Chinês por muitos anos, chegando a ser presidente de tal entidade, contribuindo para a difusão desta arte e cultura, assim como a integração de imigrantes chineses no Brasil.
A contribuição do Mestre Chan Kowk Wai foi tão significativa e importante para a difusão desta cultura e a arte marcial chinesa que no ano de 2010 recebeu as menções honrosas do governo de São Paulo, como Cidadão Honorário da Cidade de São Paulo.
Professor Felipe e o Começo
“A Arte sempre fez parte de minha vida. Meu pai artista como artista plástico e minha mãe como atriz e escritora de peças infantis, possibilitaram que de forma natural eu tivesse os primeiros contatos com a arte. O gosto pela cultura, antropologia, sociologia e filosofia foram surgindo com o tempo e possibilitaram as buscas em minha vida e a escolha do caminho que tenho trilhado.” Prof. Felipe M. C. R.
A arte na vida de Felipe Mourão Carneiro Rocha se iniciou na infância através de diversas manifestações como no desenho, pintura e escultura. Mais tarde, ainda durante a infância iniciou sua prática artística no teatro em uma peças escrita por sua mãe, intitulada “Dona Formiguinha”.
Conhecendo a Arte e Cultura Chinesa
No ano de 1994 Felipe conheceu a Arte e Cultura Chinesa inicialmente através das Artes Marciais e das práticas Culturais Artísticas ligadas a ela, das apresentação de coreografias teatrais, na cidade de Divinópolis, MG.
A cultura chinesa é extremamente rica de elementos e manifestações artísticas das mais variadas, que se fundem com as artes marciais tradicionais chinesas, e que carregam grandes riquezas das manifestações folclóricas populares.
Dentro da Arte Cultural Sino Brasileira foi criado um sincretismo das Manifestações Culturais Folclóricas Brasileiras como o Bumba Meu Boi, o Congado e o Reinado, em contrapartida com as Manifestações Culturais Folclóricas Chinesas como a Dança do Leão e Dança do Dragão, que assim como o Bumba Meu Boi é uma dança com fantasias de bonecos representando animais e seus simbolismos. Também a Ópera Chinesa e o Teatro de Rua Chinês que são uma mescla de teatro de máscaras, música, práticas circenses e marciais demonstrativas.
Aprendendo Folclore, Arte e Cultura Chinesa
O estudo deste conhecimento foi se expandindo e aprofundando quando Felipe se mudou para Belo Horizonte e iniciou seu treinamento na Associação Internacional Chinesa do professor Shifu Edecir Lopes Martins Fanthum no ano de 1999.
Edecir trouxe a arte e cultura chinesa para Belo Horizonte no ano de 1989, com as apresentações de Bonecos do Dragão e do Leão Chinês.
Foto: apresentação na Fabrica da Coca no Espírito Santo, 2008, professor Felipe na direita ao fundo, professor Edecir no centro de amarelo.
Entre os anos de 2002 e 2006, Felipe se estabeleceu em Manaus, continuando seu aprendizado da arte e cultura chinesa com o professor Antonio Roberto Baptista.
Arte e Cultura Sino Brasileira em MG
Ao voltar de Manaus no ano de 2006 o professor Felipe Mourão C. Rocha, se associa ao professor Guilherme Gontijo Ferreira para o início de uma grande parceria de aprendizados e desenvolvimento dentro da arte e cultura Sino Brasileira em Belo Horizonte, com as apresentações artísticas e culturais do folclore do Leão e do Dragão Chinês.
Foto: Apresentação do Leão Chinês no aniversário da Associação Internacional de Arte e Cultura Chinesa em 2007. Professor Felipe na cabeça do Leão, professor Guilherme na cauda.
Dança do Dragão na Praça da Liberdade Belo Horizonte MG 2008
Fotos Dragão Chinês: professor Felipe de amarelo na Praça da Liberdade em Belo Horizonte 2008, em preparação para apresentação no evento da Coca Cola no Espírito Santo
Apresentação o Festival Shaolin em Divinópolis MG 2008
Aprendizado e Apresentações em São Paulo
No ano de 2010 Felipe chega a São Paulo e inicia seu aprendizado diretamente com o Grão Mestre Chan Kowk Wai. Neste mesmo ano recebe sua formação na arte e cultura chinesa e inicia uma série de apresentações na cidade de São Paulo.
Diversas Apresentações em São Paulo
Associação Chinesa na comemoração da República Chinesa abril de 2011
Festival Shaolin março de 2012. Professor Felipe e professor Guilherme
Comemoração aniversário Mestre Chan em SP 2013
Pró Vida Sede em São Paulo 2013
Apresentação de Leões outubro 2012
Apresentação de Bandeira Academia Sino Brasileira de São Paulo 2013
Festival Shaolin 2013
Academia Sino Brasileira de São Paulo 2013
Escola Wushen de Arte e Cultura Sino Brasileira de Minas Gerais
O Retorno a Belo Horizonte
Em 2014 o professor Felipe retorna a Belo Horizonte e funda a Escola Wushen de Arte e Cultura Sino Brasileira de Minas Gerais, iniciando a difusão da Arte e Cultura Sino Brasileira através do ensino e apresentações.
Foto: 7° Festival Andando de Bem com a Vida, Praça da Liberdade BH MG 2014.
Diversas Apresentações em Belo Horizonte
8° Festival Andando de Bem com a Vida, Praça da Liberdade BH MG 2015.
Apresentação de rua evento CEBRAC BH 2016
Apresentação na Praça da Savassi – Comemoração do Aniversário da Escola Wushen 2016
Oficina Colégio Sagrado Coração de Maria BH out 2016
Inauguração do novo espaço da Escola Wushen 2016
Anime Festival 2017 – Belo Horizonte MG
Festa Mandarim BH maio 2017
Teatro de Máscaras Escola Wushen 2018 – prof. Felipe e prof. Gulherme
Comemoração do Ano Novo Chinês em São Paulo SP 2015
No ano de 2015 o Shifu Felipe foi convidado para fazer a Dança do Leão pelo Shifu Willian Avatar na Escola Avatar no bairro Liberdade em São Paulo capital.
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais 2018
No ano de 2018 fomos convidados a expor elementos da arte e da cultura chinesa na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais em Belo Horizonte, MG, que faz parte do Circuito Liberdade localizada na Praça da Liberdade. Durante este evento que durou do dia 5 de fevereiro até o dia 30 de março no qual foi realizado uma exposição de objetos e elementos da cultura e da arte chinesa. Também foi realizado uma palestra com o Professor Felipe Mourão Carneiro Rocha, no dia 20 de fevereiro, no Teatro da Biblioteca e no dia 24 uma oficina gratuita para crianças de Teatro de Máscaras, Dança Folclórica e Música com o Professor Guilherme Gontijo e o Instrutor Eduardo Sanábio.
Nesta palestra foram abordados os contextos históricos das origem tradicionais da cultura chinesa e seus aspectos filosóficos, que mais tarde influenciaram a cultura brasileira desde a colonização do Brasil, passando pelo Barroco Mineiro e até os tempos atuais. Tal influência se deu através do intercâmbio comercial entre a Colônia Portuguesa de Macau e o Brasil Colônia.
Apresentação na TV Aberta 2019
Apresentação de um dos trabalhos sociais gratuitos de nossa Escola Wushen para o programa do SBT Onde Mora a Felicidade, com exibição no dia 5 de outubro de 2019, no episódio 5 da 2ª temporada, apresentado por Daniela Savassi.